sábado, 21 de agosto de 2010

Construindo méritos para a nossa existência



Como eu faço para construir o meu mérito pela minha existência?
Fazer valer os presentes que a nós foran concebidos é fazer valer a vida. A morada da verdade se faz percebida onde a lógica mais resplandece. Assim sendo vamos agora imaginar algo muito lógico para que possamos adentrar então tal compreensão. Se temos os pés, são para que caminhemos. Se temos os olhos, são para que possamos ver. Se um violinista recebe um violino, obviamente que é para ele tocar. E dessa forma também se recebemos a capacidade e gosto para conquistarmos uma competência, esta será para produzir conteúdos. Assim o médico que lutou muito, com muita vontade e conseguiu se formar e ser competente. Este não faria por merecer esse presente e consequentemente não mereceria então a vida se não utilizasse a sua capacidade de forma justa. Poderíamos dizer então, que se este permanecer assim durante a sua vida, terá ele vivido uma vida em vão.
      Mas, e quem tem vontade e se esforça, mas ainda assim não consegue construir a sua          capacidade?
A sua luta contínua, sem tréguas por um bem já o faz digno de méritos, ainda que não consiga o objetivo. Assim repito o que já disse em algum lugar neste site. Mais mérito tem aquele que luta ainda que não venha a obter vitória, do que quem vence sem a necessidade de lutar. Conquistando as custas de um acaso. Por isso digo com plena certeza que todo o esforço  praticado para um bem, sempre valerá a pena.
Mas e aqueles que lutam muito, e faz sim por merecer a sua existência e no entanto existem sofrendo. Não estaria esse sendo injustiçado pelas leis da natureza?
Injustiça seria a impossibilidade de lapdar o seu ser. E tais possibilidades se fazem as custas de acontecimentos que o força para um avanço. Sem que a natureza intervenha criando situações que o obriga a aprender e crescer, esse não o faria por sua vontade própria. Quem criaria uma situação torturante para o seu próprio avanço? Se o mecanismo que nos faz melhores estivesse sob nossos domínios, certamente que não iríamos utiliza-los, ja que teríamos que nos submeter a penas. Eis então a razão pela qual a natureza parece cruel. A realidade é que muitos mecanismos embora complexos não o parece diante as nossas limitações. Somos muito pouco para entender fundamentos que abrange um infinto.
Meus amigos: Os fatos se exibem de modo a evidenciar a lógica de que algo nos espera mesmo depois da morte. Mas não devemos ser bons apenas por temer o que virá depois. Assim não mereceríamos uma recompensa mesmo que não venhamos a cometer nem um pecado. Pode ser até que um pecador que errou sob influencia da ingenuidade venha a ser melhor do que outro que nunca errou por temer uma consequência depois da morte. Nós devemos ser bons as custas de nossa sensibilidade e consciência do certo e errado. Por isso que devemos lapdar o nosso ser, para que tenhamos esta capacidade.                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...